Windows @ 25
“Today marks the 25th anniversary of Microsoft Windows, since the first version of the product was launched on this day in 1985. (To put this in perspective, I graduated from high school in 1985.) Like most people, I never used Windows 1.0, which was by all accounts nothing more than a slightly graphical shell that sat on top of MS-DOS. In fact, the original code-name for Windows--Interface Manager--says everything you need to know about Microsoft's early intentions for the product. (...)”
in WinSuperSite
O sistema operativo da microsoft fez 25 anos!
Apesar de ser “odiado” por muitos a verdade é que o windows - nas suas várias versões - é, actualmente, o sistema operativo mais usado do mundo. Foi também o pioneiro no mercado de consumidores o que permitiu - e causou - a massificação do computador para uso pessoal e casual.
Desde o Windows 1.0 até ao actual Windows 7, um sem número de revoluções aconteceram no mercado e o sistema sempre esteve a par e passo das mesmas.
Será que daqui a 25 anos o panorama será o mesmo?
----------------------------------------------------------------------------------------------------
FBI brass ask Google, Facebook to expand wiretaps
“Top officials from the FBI traveled to Silicon Valley on Tuesday to persuade Facebook and Google executives to support a proposal that would make it easier for law enforcement to wiretap the companies' users.
FBI Director Robert Mueller III and General Counsel Valerie Caproni were scheduled to meet with “managers of several major companies” including Facebook and Google, according to The New York Times. It wasn't clear how the companies responded. (...)”
in The Register
Tal como está escrito na notícia, o FBI “pediu” quer à Google quer ao Facebook que permitisse o acesso às comunicações seguras feitas pelos seus utilizadores.
Além de ser uma clamorosa violação de privacidade - o que, infelizmente, é algo recorrente nos dias que correm - pode-se tornar, também, numa grave falha de segurança.
Num ponto de vista mais técnico, uma comunicação segura é feita entre duas pessoas, sendo que apenas essas duas pessoas conseguem “entender” as mensagens que são trocadas. Se o pedido do FBI se tornar realidade, significa que uma terceira pessoa possa “escutar” essa mesma conversação. O problema é que, havendo esta possibilidade, alguém que seja conhecedor do assunto consegue, com mais ou menos esforço, passar também a ouvir a conversa.
De qualquer maneira, e tendo em conta as jurisdições existentes nos Estados Unidos da América, acredito que muito dificilmente esta medida será tomada.
Por hoje é tudo,
L.
Mas achas que essa medida seria mau ou teria algo de bom?
ResponderEliminarQual é a tua opinião sobre o Windows 7?
ResponderEliminarRelativamente ao Windows 7: acredito que é um marco importante na história da Microsoft, porque conseguiu romper com a má qualidade que o Vista apresentou e ao mesmo tempo permitiu a migração de milhares (milhões talvez) de utilizadores - quer singulares quer empresas - do WinXP para o 7.
ResponderEliminarAcerca do FBI, não me agrada muito a ideia. Além de ser bastante invasora da privacidade, a existência de uma "backdoor" para a comunicação, significa que alguém com conhecimentos devidos provavelmente também irá conseguir escutar a conversa. De qualquer maneira não me parece que isto irá para a frente.
ResponderEliminarCumps.