Noticias Tech
sexta-feira, 14 de janeiro de 2011
Dropbox chega a versão 1.0!
O Dropbox, uma ferramenta sincronização de conteúdo entre computadores, que eu pessoalmente uso, chegou à versão 1.
Além de novos interfaces, este novo update introduz notáveis ganhos em performance e uma melhor experiência de utilização.
Quem usa diferentes computadores, como por exemplo um computador fixo e um portátil tem aqui uma ferramenta interessante para manter os ficheiros sincronizados em ambas as máquinas.
Vejam em: http://www.dropbox.com/
Cumprimentos!
quarta-feira, 12 de janeiro de 2011
2011!
"A year in Uptime: 2010's most popular stories
Wondering what ruled the roost in the world of IT and business computing news? During 2010, you were interested in the transition from IPv4 to IPv6 (and why it's probably going to suck), why Intel bought McAfee, and superfast solid state drives. The top 10 stories from Uptime follow. (...)"
in ArsTechnica
De entre as várias notícias destaco:
- Transição IPv4 para IPv6 - Com a escassez de IPs actualmente, e a tecnologia IPv6 ainda não totalmente madura, é de esperar alguma turbulência nos tempos futuros;
- SSDs - Esta tecnologia, que procura substituir os tradicionais discos rígidos, parece-me bastante interessante e creio ser o componente que mais pode fazer a diferença num computador actual;
- Cloud Computing / Virtualização - Dois conceitos distintos mas que andam sempre a par e passo. O desenvolvimento incessante da computação remota é bastante interessante e um tópico a seguir com interesse.
sexta-feira, 24 de dezembro de 2010
Cloud Computing
The PC revolution changed all that, but only for a while.(...)" in Time.com
A notícia começa por introduzir o inicio da era computacional e a evoluções que posteriormente surgiram levando ao computador pessoal. No entanto começamos agora a voltar às origens.
O cloud computing leva ao extremo as práticas inicias, onde um computador (agora conjuntos enormes de servidores - server farms) era partilhado por várias pessoas.Esta nova revolução tem como é óbvio aspectos positivos e negativos.
Como aspectos positivos gostaria de destacar o facto de podermos uma máquina bastante inferior (ou até não termos computador nenhum) e assim poupar dinheiro - pois todo o processamento é feito remotamente. Por outro lado realço o facto de termos os nossos ficheiros também guardados na "cloud" o que faz com que os possamos aceder em qualquer lado, em qualquer altura. Temos no fundo o nosso computador sempre connosco.
Ao nível de segurança creio que há ganhos porque ao passo que o nosso computador pessoal é por vezes fracamente protegido, os servidores remotos têm várias camadas de segurança onde até os nossos ficheiros possam estar distribuídos por várias máquinas distintas - o que leva a que tenham de ser quebrados vários mecanismos de segurança num curto espaço de tempo.
Negativamente há o facto de ter de haver uma ligação à Internet rápida e estável o que raramente é o caso. É este o pé de Aquiles desta tecnologia e causador de ainda não ter o impacto que um dia poderá ter.
Boas festas ;)
Novas leis acerca da neutralidade na web
Na semana passada a FCC renovou as suas leis no que toca ao regulamento e controlo nas larguras de banda. Como é sabido, os ISPs actualmente alocam a largura de banda por cliente, não de maneira neutral mas sim de acordo com os serviços e contratados.
Apesar de uma gestão deste tipo ser importante, creio que seria relevante, primeiro, assegurar a quantidade de largura suficiente para o número de clientes em questão. Só depois se faria este controlo de alocação - permitir mais largura para um cliente com serviços de televisão, etc.
As novas leis, tentam enfrentar estas situações, mas como se pode ler no resto da notícia, podem levar a problemas ainda maiores como a diminuição da qualidade do serviço ou o aparecimento de taxas adicionais de pagamento para de facto ter prioridade em relação aos outros utilizadores. No fundo ficamos na mesma situação só que com mais burocracia em cima.
É importante rever esta situação de modo a que se encontra medidas que, de facto, façam face a este rol de questões.
Fundador do Facebook nomeado pessoa do ano pela Times
Mark Zuckerberg foi eleito pessoa do ano, pelos seus feitos como fundador do Facebook. É indiscutível o sucesso desta plataforma e da revolução que provocou. Pessoas que, dantes, nem num computador sabiam mexer são agora utilizadores activos. Aliás, devem ser poucas as pessoas (pelos menos dentro da faixa etária adequada) que não conhecem o Facebook.
Por outro lado, e como se pode ler na continuação do artigo, a empresa parece ser gerida de maneira pouco usual, sem uma hierarquia totalmente definida. Não existem escritórios separados e todos trabalham numa só sala. Apesar de caótico funciona. Realço este aspecto porque me parece bastante interessante: resulta num agradável ambiente de trabalho onde todos cooperam entre si.
Um exemplo a seguir por todos.
Apple com domínio no mercado da música
"Despite unrelenting competition from numerous online music vendors—particularly Amazon—iTunes has managed to actually increase its market share. The music service now makes up 66.2 percent of the online music market, according to new numbers from NPD, with Amazon coming in second with 13.3 percent for the third quarter of 2010.
iTunes has managed to increase its share from 63.2 percent earlier this year, even as Amazon has made aggressive efforts to chip away at iTunes' customer base and artist exclusives. In fact, Amazon was so good at pushing its "Daily Deal" promotions (deeply discounted albums of hot bands) that Apple apparently felt threatened by it—an anonymous music industry exec said earlier this year that Apple was stepping up pressure on artists to avoid Amazon's music promotions, lest they lose their valuable marketing support from iTune(...)" in ArsTechnica
É interessante ver que, apesar de esforços de numerosas empresas, a Apple continua a dominar esta área. Com 66% do mercado é fácil perceber o poder que a companhia de Steve Jobs tem actualmente. Seria interessante que surgissem, com força, novos players (tal como a Amazon) e que fizessem realmente frente à Apple. Novos modelos de negócios, ofertas diferentes, etc, tudo seria útil e, como se sabe, quanto maior a variedade de oferta e concorrência melhor é para o utilizador final - quer em termos de de qualidade quer em preço.
Um assunto para acompanhar com interesse.
L.