sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

Novas leis acerca da neutralidade na web

"The Federal Communications Commission is releasing the details of its new net neutrality Order in stages. Although the FCC's new ban on "unreasonable discrimination" for wired ISPs allows certain kinds of traffic discrimination (not all bits need be equal), the agency made clear after today's meeting that "paid prioritization" deals with Internet companies are unlikely to be allowed. Critics had worried that the new Order would only affect outright website blocking, leaving paid prioritization untouched (or even implicitly sanctioned)." in ArsTechnica

Na semana passada a FCC renovou as suas leis no que toca ao regulamento e controlo nas larguras de banda. Como é sabido, os ISPs actualmente alocam a largura de banda por cliente, não de maneira neutral mas sim de acordo com os serviços e contratados.

Apesar de uma gestão deste tipo ser importante, creio que seria relevante, primeiro, assegurar a quantidade de largura suficiente para o número de clientes em questão. Só depois se faria este controlo de alocação - permitir mais largura para um cliente com serviços de televisão, etc.

As novas leis, tentam enfrentar estas situações, mas como se pode ler no resto da notícia, podem levar a problemas ainda maiores como a diminuição da qualidade do serviço ou o aparecimento de taxas adicionais de pagamento para de facto ter prioridade em relação aos outros utilizadores. No fundo ficamos na mesma situação só que com mais burocracia em cima.

É importante rever esta situação de modo a que se encontra medidas que, de facto, façam face a este rol de questões.

Sem comentários:

Enviar um comentário